sábado, 24 de dezembro de 2016

Não consigo me desprender. Mas será que preciso?

Tenho observado que minha postura diante das atividades da Interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática estão muito ligadas às aulas de Ciências. Nas propostas de atividades da disciplina a adaptação para nossa sala de aula e alunos é um verdadeiro desafio. Inserir os conceitos matemáticos em nosso cotidiano, que muitas vezes já está bem estabelecido) é um pouco desestruturador.
O desfio da semama era pensar em atividades que trabalhassem conceitos envolvidos na temática Espaço e Forma.
Em Ciências algumas atividades me ocorrem, neste momento, que são requisitadas as habilidades de localização espacial e geometria. Quando trabalhamos os conceitos de cadeias e teias alimentares, os alunos precisam reconhecer no emaranhado de transferências de energia, quais seres vivos são produtores, consumidores primários, secundários, etc. Nestes conceitos, além de ser necessário o conceito de cada nível trófico, precisam ter a percepção de localização de cada ser vivo, e com isso, a indicação de seu papel na teia apresentada.
Outro momento que me recordo é através da aplicação de um exercício que demonstra a montagem de um esqueleto humano. Nesta atividade, precisam reconhecer quais ossos constituem o lado direito e esquerdo do corpo. 
Uma das experiências que envolviam o espaço, que já fiz com alunos, foi um coração animado. Através do estudo do sistema cardiovascular, os alunos foram divididos em grupos de "sangue rico em oxigênio" e "sangue rico em gás carbônico". Nesta divisão, deveriam identificar, num coração desenhado no chão, onde deveriam se localizar. À medida que a circulação iniciava e progredia, deveriam ir se reposicionando. Carregavam plaquinhas que os identificava. No entanto, à medida que a circulação evoluía, o sangue também se modificava, pois ocorre a utilização do oxigênio pelo organismo, em como renovação do sangue nos pulmões. Então, nestes locais, precisavam estar atentos para alterar o lado da sua plaquinha, indicando a mudança do tipo de sangue. Uma atividade dinâmica em ciências, envolvendo a localização espacial e a dinâmica da circulação sanguínea.
Não sei se estou na direção correta de minha formação ao adaptar as atividades desta maneira. No entanto, é o que eu faço. Será que preciso me abster dos conceitos de Ciências para trabalhar os conceitos matemáticos? Será que preciso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário