Tenho observado que minha postura diante das atividades da
Interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática estão muito ligadas
às aulas de Ciências. Nas propostas de atividades da disciplina a adaptação
para nossa sala de aula e alunos é um verdadeiro desafio. Inserir os conceitos
matemáticos em nosso cotidiano, que muitas vezes já está bem estabelecido) é um
pouco desestruturador.
O desfio da semama era pensar em atividades que trabalhassem
conceitos envolvidos na temática Espaço
e Forma.
Em Ciências algumas atividades me ocorrem, neste
momento, que são requisitadas as habilidades de localização espacial e
geometria. Quando trabalhamos os conceitos de cadeias e teias alimentares, os
alunos precisam reconhecer no emaranhado de transferências de energia, quais
seres vivos são produtores, consumidores primários, secundários, etc. Nestes
conceitos, além de ser necessário o conceito de cada nível trófico, precisam
ter a percepção de localização de cada ser vivo, e com isso, a indicação de seu
papel na teia apresentada.
Outro momento que me recordo é através da aplicação
de um exercício que demonstra a montagem de um esqueleto humano. Nesta
atividade, precisam reconhecer quais ossos constituem o lado direito e esquerdo
do corpo.
Uma das experiências que envolviam o espaço, que já
fiz com alunos, foi um coração animado. Através do estudo do sistema
cardiovascular, os alunos foram divididos em grupos de "sangue rico em
oxigênio" e "sangue rico em gás carbônico". Nesta divisão,
deveriam identificar, num coração desenhado no chão, onde deveriam se
localizar. À medida que a circulação iniciava e progredia, deveriam ir se
reposicionando. Carregavam plaquinhas que os identificava. No entanto, à medida
que a circulação evoluía, o sangue também se modificava, pois ocorre a
utilização do oxigênio pelo organismo, em como renovação do sangue nos pulmões.
Então, nestes locais, precisavam estar atentos para alterar o lado da sua
plaquinha, indicando a mudança do tipo de sangue. Uma atividade dinâmica em
ciências, envolvendo a localização espacial e a dinâmica da circulação
sanguínea.
Não
sei se estou na direção correta de minha formação ao adaptar as atividades
desta maneira. No entanto, é o que eu faço. Será que preciso me abster dos
conceitos de Ciências para trabalhar os conceitos matemáticos? Será que
preciso?
Nenhum comentário:
Postar um comentário