segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Identidade Local


 Na Interdisciplina Representação do Mundo pelos Estudos Sociais, o desafio da semana foi construir uma narrativa em vídeo sobre identidade local. Baseada em uma produção anterior com dados históricos, o vídeo gravado na Hidráulica do Moinhos de Vento (DMAE).
A escolha do local foi por um motivo muito especial: no dia da chegada das estátuas, meu marido filmou a colocação da última estátua. Uma operação muito delicada que exigiu uma logística bem organizada para lidar com esculturas tão importantes.
Mas vamos falar um pouco sobre elas! O conjunto escultórico mais antigo de Porto Alegre, que representa o Guaíba e seus Afluentes, foi transferido da Praça São Sebastião,ao lado do Colégio Rosário, para os jardins da Hidráulica Moinhos de Vento do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Formado por quatro estátuas, sendo duas figuras femininas que simbolizam os rios Caí e Sinos, popularmente conhecidas como Ninfas, e duas masculinas, os rios Jacuí e Gravataí, também chamados de Netunos, o grupo inicial incluía uma quinta estátua, simbolizando o Lago Guaíba através da figura de um menino.
Esta estátua está desaparecida desde 1924, quando o conjunto foi vendido a uma marmoraria para ser transformado em pó, o que só foi impedido graças a uma movimentação popular para sua preservação. As cinco peças foram recompradas, mas a representação do Guaíba não mais integrava o grupo quando os Afluentes foram colocados na Praça Dom Sebastião, em 1936.
Nos últimos anos as estátuas sofreram um acentuado processo de degradação, causada por atos de vandalismo, além de terem sofrido pela ação do tempo. Braços e narizes foram quebrados e marcas indicam terem sido usadas como alvo de pedras e garrafas. Após a transferência para os jardins da Hidráulica, as estátuas foram limpas e recuperadas.
Na ETA existe também um belíssimo jardim e a arquitetura do prédio e jardins são um espetáculo à parte. Muitas escolas visitam a ETA para conhecer o tratamento e há um trabalho de educação ambiental, bem como uma galeria de arte. Enfim, um lugar que cativa, pela beleza e importância.

REFERÊNCIA:
SILVA, Priscila. A fotografia como recurso na educação para a cidadania. CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE MÍDIA CIDADÃ, 5. Anais.... Disponível em: <http://www.unicentro.br/redemc/2009/03%20midia_cidada_paper_kalink.pdf> Acesso em: 20 set. 2016.





















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