Semana de conselhos de classe. Conceitos, pareceres e avaliações finais. Aquela correira que, todos sabemos, envolve o final de ano letivo nas escolas.
Aprovações e reprovações, progressões ou manutenções. Independentemente do nome ou do tipo de avaliação das escolas, avaliar é sempre uma tarefa que exige muito dos professores. Não é somente um trabalho braçal de preparo de avaliações e trabalhos e suas correções. É, sim, um trabalho mental exaustivo e que requer, acima de tudo, foco na evolução do aluno, seu aprendizado e seu crescimento.
Avaliamos nossos alunos e temos, sempre, um olho também nos avaliando. Este olhar que é nosso, somente nosso, avaliando nosso trabalho que se espelha no desempenho das crianças. Exigimos tanto deles, queremos ter o seu melhor, quando na verdade queremos extrair isso de nós mesmos. O aluno que não tem um bom aproveitamento é, para nós, uma grande tristeza e desafio. Queremos que todos possam usufruir do aprendizado e ter um bom rendimento.
Avaliamos, além de notas e conceitos, as histórias de vida e a evolução dos alunos. Suas atitudes, seus aprendizados, sua capacidade de ser autônomo e responsável. Enfim, tudo o que a educação pode trazer de melhor para o ser humano: independência e conhecimento.
Na avaliação dos alunos, nos avaliamos e reavaliamos nosso trabalho e os aproveitamentos de cada aprendiz. É importante nosso olhar atento à reavaliação, sempre. Ser capaz de se olhar, olhar para trás e ver o que éramos antes e o que somos agora. Objetividade, nesta hora, talvez não seja o melhor. Subjetivamente temos um olhar voltado para o TODO do aluno.
Ótimas reavaliações para todos!
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