segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

365 PINGUINS

Foi com muita sorte que tive contato com o livro "365 Pinguins" (Jean-Luc Fromental, 2006, Ed.Cia das Letrinhas). Meu filho retirou na biblioteca da escola e trouxe para a leitura do final de semana. Não imaginava que surpresa agradável estava diante de mim. Um livro com conceitos matemáticos e de ciências, trabalhando as quatro operações matemáticas com diversão e humor, e uma surpresa no final. A ilustração também é muito atraente. Mesmo sem usar uma gama variada de cores, os desenhos são muito divertidos. Durante a leitura meus filhos riam dos desenhos e observavam detalhes à medida que os pinguins aumentavam em número. A operação mais evidente é a multiplicação, requerida algumas vezes na leitura, bem como a soma. Estas duas operações aparecem na leitura à medida que pinguins vão chegando, misteriosamente, na família a cada dia que passa, durante 1 ano. À medida que os pinguins são adicionados, são também acrescidas as operações e multiplicam-se as despesas e problemas da família hospedeira dos animais. Surgem, também, problemas envolvendo a divisão, propostos durante a leitura, e mostra-se que à medida que são adicionados mais pinguins as divisões já não são mais possíveis, desequilibrando-se a alternativa encontrada pela família.
E como conciliar estas operações com a área de Ciências? Como trata-se de um livro sobre pinguins e seus hábitos, uma ótima oportunidade de debate se instala. Também há um momento do livro em que problemas ambientais (aquecimento global) são discutidos. Enfim, uma possibilidade muito boa de trabalho.
Diante de tantos livros que prometem muito e oferecem pouco, esta leitura despretensiosa é garantia de aprendizado, diversão e lazer para os pequenos e grandinhos!


Para ver o livro:
https://youtu.be/ZQIOCxxMbBM







Nenhum comentário:

Postar um comentário