domingo, 7 de abril de 2019

08/04 AÇÃO PEDAGÓGICA INVISÍVEL

Na escola, seria importante em nossa prática como educadoras, experimentarmos diferentes posições. Sair um pouco da sala de aula e atuar em outros espaços educacionais para compreender a engrenagem que sustenta o processo todo. Muitas vezes estamos em nossa posição de mais conforto, onde atuamos em "nosso chão" e não percebemos o quanto os outros espaços também estão envolvidos.  
No final de 2018 fui convidada pela direção da escola em que trabalho para atuar na Coordenação de Turno. Nunca saí da sala de aula. Sempre estive lá, junto aos alunos. De imediato não dei o meu aceite, pois tenho apego a sala de aula e ao convívio direto com os estudantes. Com um pouco de reflexão o convite foi aceito e o desafio também.
Na coordenação de turno a vivência é outra. A rotina é outra e os alunos são atendidos sob outros aspectos. Alguns alunos tornam-se nossos companheiros frequentes, pela indisciplina ou atrasos constantes. Outros, por apresentarem sempre alguma queixa física. Também lá se conhece mais de perto as famílias. 
Os colegas ausentes por qualquer motivo são repostos por outros colegas através de nosso famoso "bilhetinho" que indica quais turmas têm com ausência de professor. Quando ninguém está disponível, atuamos em sala de aula também. Sem nosso próprio material, sem planejamento específico para a turma, sem conhecer a turma e suas peculiaridades.  
O recreio também é nosso espaço. Nossa presença abranda ânimos mais exaltados e faz companhia para os mais solitários. Os atendimentos de urgência são também resolvidos mais rapidamente assim.  
Mas o que não esperava era ficar tão envolvida pedagogicamente com os alunos. No trato mais próximo, muitas vezes de simples escuta, percebemos que nossa ação pedagógica pode mudar um comportamento que, naquele dia, não condizia com o esperado para a sala de aula. Onde a pedagogia atua na escola? Somente na sala de aula? Somente no ensino e aprendizagem? Nas dificuldades de sala de aula e nas estratégias de planejamento para as diferentes abordagens?
Sim, em tudo isso.
Mas, antes de aceitar o convite consultei uma colega que já atuou no espaço que ocupo hoje. Aposentada agora, falou-me com carinho da coordenação. Com tanto carinho que a conversa foi decisiva para meu aceite positivo. Em sua fala me disse: "a coordenação é uma caixinha de surpresas. Vais ter que resolver muitos problemas, abrandar muitas brigas, ter muita paciência. Mas, acima de tudo, vais escutar muito. Porque, às vezes, só precisam de alguém que os escute, sem julgamentos". 
Ali pude entender o tamanho do desafio. O tamanho da responsabilidade.
Alguns dias deste ano já foram bem difíceis. A dinâmica é muito ativa: praticamente passo em deslocamento dentro da escola o tempo todo. E, neste pouco tempo, já exercitei bastante minha escuta e acolhida, sob um olhar pedagógico. A Pedagogia está na escola toda!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário