quinta-feira, 21 de setembro de 2017

TODOS OS DIAS, APRENDENDO A ESCREVER

Na aula presencial da semana tivemos uma rica oportunidade de participar de uma Oficina de Produção de Texto com a Professora Ivany Souza Ávila. Nos instigando com o pensamento em "palavras soltas" que se conectaram depois e formaram ideias com contexto, coesas e que transmitiam nossas mensagens. Nos Elucidando que devemos ter confiança nas possibilidades do "escrever", sem ter medo ou bloqueios ao escrever sobre "o que não gostamos".
Escrever também é uma aprendizagem. E na prática da escrita, reavaliamos sempre essa aprendizagem.
Aprendizagem é quando ocorre a apropriação de um conhecimento ou experiência de vida com confrontamento pessoal diante dos fatos anteriores e posteriores ao "aprendizado". Quando temos um relacionamento difícil com a escrita, devemos buscar as ideias e palavras até que se conectem e reflitam o que precisamos expor. O que antes víamos como um "fantasma" torna-se possível através da escrita organizada e praticada afim de se buscar o aprendizado da escrita. Elaboramos um paralelo entre nosso "antes e depois"...assim, nossas elaborações prévias são contrapostas ou concordantes com nossos novos conhecimentos adquiridos, solidificando nossa aprendizagem, de fato. Em outras palavras, não somos !"folhas em branco", algo já temos escrito nas nossas "folhas" em tentativas de explicar nossos questionamentos diante da vida. Quando vivenciamos ou nos deparamos com experiências que corroboram ou confrontam esses "escritos", construímos nossa aprendizagem. Mas o processo de aprendizagem requer uma certa flexibilidade e aceitação, pois precisamos também ter a capacidade de acolher os novos conhecimentos e reformular nossas hipóteses. Caso contrário, não construiremos nada.
Em cada palavra pensada, em cada parágrafo formado e em cada ideia que nosso texto transmite as possibilidades da escrita se ampliam, e nossos horizontes sobre ela também. Aprender a escrever é um exercício: de leitura, de releitura, de argumentação e construção de ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário