quinta-feira, 9 de maio de 2019

06/05 CORTE COM FACA SEM PONTA

No final da semana passada fomos golpeados. Professores, estudantes, pais...todos atingidos por uma facada das mais violentas, e de uma maneira assustadora, dados os argumentos oferecidos. Já fomos golpeados antes, certamente, e seremos ainda muitas vezes. Mas cada golpe dói de uma maneira diferente.
Estamos estarrecidos com os anúncios que o governo faz sobre as Universidades Públicas, sobre os cursos de Ciências Humanas, sobre a "importância" de alguns cursos e necessidades para o desenvolvimento do país. Sob a alegação econômica de uma matemática em que a "conta não fecha", sob as acusações de "balbúrdia" nos meios acadêmicos e sob o argumento de que algumas profissões trariam "retorno" para a sociedade brasileira, foram ameaçadas as verbas para o Ensino Superior. Agora sim estamos em uma verdadeira "Crise do Pensar", "Revisitando o Passado" e olhando ao nosso redor e percebendo a falta de esperança generalizada que nos assombra.
Pensar virou uma contravenção. Ofensivo. Ameaçador.
Produzir conhecimento também.
Lamento, Universidades Públicas, lamento o descaso e os ataques. Retrocedemos e precisaremos aprender a conviver com o tamanho deste prejuízo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário