Hoje, feriado de Finados.
Online, as colegas nos ambientes virtuais e nas redes sociais. No watsapp, as dúvidas, as ajudas, os desabafos. Na mente, muitas coisas, muitas ideias, muitos aprendizados.
Neste dia, conhecido por ser um dia de saudade, de lembranças, estamos todas trabalhando pelo futuro. Nossas Maquinarias estão todas em funcionamento e nossos (Des) encantos devem ser suprimidos no momento; melhor olhar para a frente e tentar se encantar com algo. Nas infâncias, nos deparamos com os diferentes lados das moedas: as infâncias perfeitas e as infâncias erotizadas...e temos, e sabemos, as infâncias escondidas, aquelas que estão em um limbo; não são mostradas, não são desejadas. Nossas estratégias de alfabetização estão todas a postos, somos como formigas tentando arrecadar o máximo que podemos dos nossos aprendizes, tentamos construir com eles uma maneira de aprender que supere seus maiores desafios: crescer. Nossas psicologias voltadas para a observação da sexualidade e desenvolvimento afetivo das crianças, nos fazendo olhar os comportamentos com uma criticidade que, talvez, antes não possuíamos.
Estamos olhando...aquele olhar do semestre passado que era voltado para a escola, agora está ampliado. Olhamos em diferentes direções, mas olhamos a mesma coisa. Melhor ainda, olhando nessas diferentes direções, escolhemos a mesma coisa para olhar...este olhar pedagógico que estamos construindo ou aperfeiçoando! "Gosto quando olho com você o mundo, E gosto mais do mundo quando posso olhar pra ele com você." Para minhas colegas, a canção resume o sentimento. Todo este contato que estamos construindo, todas essas trocas nos engrandecem, nos empoderam, nos fortalecem. Agradeço por ter estes olhares junto aos meus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário