Entenda que dizer "até logo" para este blog não é tão simples assim quanto pensei que seria. Entenda que fui "escritora" nestes 9 semestre e neles registrei muitos passos importantes dessa reconstrução no curso de Pedagogia. Não aprendi a ser pedagoga, reavaliei como ser professora. Algumas vezes com mais facilidade, noutras sob duras penas. Sorri e chorei tanto, briguei e abracei tanto. Tantas vezes pensei em desistir e muito mais vezes me desafiei a persistir.
Neste "até logo" que sinaliza a possibilidade de um retorno, deixo registrado meu apego ao curso e ao processo que ele permitiu. Dizer "adeus" seria forte demais. Deixo as portas abertas para voltar, reavaliar, reescrever, desconstruir e reconstruir quantas vezes forem necessárias.
Todas essas aprendizagens aqui registradas mostram como fui modificando o olhar. Aquele olhar que nos convidou a "olhar a escola" de um jeito diferente quando fizemos nosso "Retrato da Escola".
Observamos tantas mudanças políticas, econômicas e sociais durante o curso: nossa Educação sofrendo cortes, desmontes, ataques, difamações. Assistimos a democracia e os direitos serem reduzidos drasticamente. Observamos de camarote a destruição de longos anos de luta de ganhos para o povo. Agora, somente perdas. Agora, somente o resto.
Neste processo interno e externo de modificações, cresci. Avalio que sim, cresci mesmo. E assim, cumprida a missão! Estudar Pedagogia é um convite: a nós mesmos, ao redor, ao outro, ao todo, sob um olhar que não somente olha: enxerga por diferentes olhares. Estes olhares que dão a volta, mudam de lugar.
Foi uma caminhada e tanto. Até logo, foi um prazer!