sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Nosso Currículo de cada dia

Na escola o currículo ainda existe. É bom que exista? É necessário? Abrange nossas necessidades atuais na escola? São muitas as questões de discussão sobre ele, seu significado e a repercussão de segui-lo formalmente ou não em nossas práticas.
Hoje a vivência demosntrou que o currículo existe e que pode se mostrar de outras formas. Nesta minha caminhada como professora ouvi um experiente colega falando sobre o "currículo oculto". Estava vivenciando um desses momentos em que o currículo oculto explicita toda sua importância e não havia percebido como isso poderia ser importante nas minhas aprendizagens.
Era um torneio na escola, comemorativo ao Dia das Crianças. Professores de Educação Física engajados em organizar tudo, confeccionar medalhas, formar times, recrutar os jogadores. Os professores das outras disciplinas, hoje, participaram auxiliando na boa convivência da torcida, no socorro dos feridos, na organização das turmas...e na aproximação do aluno em um ambiente em que não estamos acostumados. Ali sentados observando tudo, vimos nossos alunos em outra perspectiva, em outra atuação. "Aquele bagunceiro, olha como ele está participando!" "Estamos fazendo algo errado, olha como o aluno está engajado! Não dá para querer ensinar para ele, ele gosta de estar assim, ativo!"
Nestas falas e observando tudo, ouvindo sobre o currículo oculto, percebi que o papel daquele momento ia além do Torneio Comemorativo. Estávamos vendo a capacidade dos alunos em socializar todas nossas práticas de sala de aula. Víamos na conduta deles que aquele momento era, mais do que um jogo, era um momento de aprender também. As vozes do currículo oculto, os resgates que observamos nos pequenos detalhes e as mudanças de atitudes que significam mudanças de vidas estão ali, diante de nossos olhares e atrelados às nossas práticas
Observando o aluno que em sala de aula é inquieto, indisciplinado, desafiador e pouco acessível à práticas pedagógicas em plena atividade na partida de handeball, auxiliando o professor na marcação de pontos e faltas, percebemos que nossos conceitos sobre sua aprendizagem estão limitados. Ele está sim desfrutando os saberes da escola. Sim, há importância em nosso trabalho em sua vida (mesmo que, diariamente nos perguntemos "o que ele vem fazer na escola"? Há mudanças em sua vida nas atividades que vivencia no ambiente escolar. 
O currículo oculto, não é oculto apenas aos alunos, aos professores (muitas vezes) também é!

Nenhum comentário:

Postar um comentário