quinta-feira, 22 de março de 2018

19/03 SOU FEIA

See the source imageA inquietação de hoje me preocupa bastante. Como podem, jovens bonitos e saudáveis, dizerem em público "sou feio", "sou feia"?  Minha preocupação vai além da questão estética, obviamente, a qual não tem a menor importância nesta reflexão. Mas olho preocupada para este fato presente na sala de aula em grande quantidade, quando proponho aos alunos que façamos fotos para facilitar a identificação nos conselhos de classe. 
Os alunos apresentaram verdadeira repulsa e argumentaram que não gostam de fotos porque não se acham bonitos, são feios e "o que vocês vão fazer com essas fotos?" Certamente são fotos para utilização pessoal minha em meu ambiente profissional e não consigo encontrar outra utilidade para tal, mas aqui enquanto escrevo penso que podem ter medo de exposição pública e ridicularização. Imaginam que serão expostos e seus "defeitos" ressaltados em alguma observação maldosa. Imagino.
Outra questão que me pergunto é que estes alunos são pré-adolescentes e demonstraram este comportamento coletivamente. Em outra turma de alunos menores (de outro ano/ciclo) esta repulsa não foi observada. Pelo contrário, afetivamente fizemos as fotos e até algumas "selfies" para descontrair. Apresentaram, alguns, a costumeira timidez, mas não foram hostis como os alunos que me preocupam.
Quando as crianças começam a ter estes pensamentos? Por que pensam assim, onde buscam seus referenciais de "bonito" ou "feio"? Como trabalhar a autoestima com estas pessoas que, desde muito jovens, se autodenominam feios e agridem sua própria imagem?
Tentei de diversas maneiras fazer as fotos: individualmente, coletivamente, através de selfies. Todas tentativas frustradas. Ate que resolvi desistir e iniciei a aula. No meio da aula retomei o assunto e conversamos francamente sobre os padrões de beleza, sobre a incessante busca por beleza, sobre o que importa nas pessoas, sobre ser quem se é e aceitar nosso corpo, nossa vida, nossos próprios padrões. 
Conversamos sobre cuidados com o corpo, saúde física e mental, relacionamentos e que não devem aceitar imposições sobre suas características físicas. Que podemos engordar, emagrecer, pintar e cortar o cabelo, mudar o estilo das roupas, mas sempre aceitando quem somos, focando em nossa felicidade.
Fiquei um pouco melancólica pensando em quantas e quantas vezes repetirão esta frase "sou feio, sou feia" e quantas vezes ouvirão de pessoas que querem diminui-los ou machuca-los. 
E também estou pensando em como transformar um pouco esta ideia, elaborando um projeto de identidade, diferenças e valorização da pessoa. 
Espero conseguir colocar em pratica, e tornar a caminhada desta turma cada vez mais bonita!

Um comentário:

  1. Bah! Preocupante mesmo. Atento o teu olhar Maria! Atenta e sensível a tua escuta. Segue em frente com teu planejamento e depois conta pra gente mais sobre o teu processo. Saiba que eu
    estou por aqui te acompanhando. Abraço, Betynha (Tutora PEAD2UFRGS - SI VII)

    ResponderExcluir