quarta-feira, 29 de novembro de 2017

-PRECONCEITO! "PRESENTE!"

E não há um dia sequer que a sala de aula se mostre um ambiente sem preconceito. Todos os dias surge uma situação, um conflito, uma intervenção necessária e urgente. Nesta problemática constante, aprendemos e ensinamos que as diferenças existem, são necessárias e enriquecem a vida. Mesmo assim, o preconceito é presente, incomoda, desacomoda.

Uma das atividades que realizamos neste semestre na disciplina de Seminário Integrador abordava esta temática: situações de preconceito. Relatamos as situações que vivenciamos e analisamos casos de outras colegas. 


Image result for PRECONCEITO DEFICIENTESTanto na situação que relatei como nas situações das colegas que analisei, as questões que envolviam preconceito referenciavam a questão da deficiência física como fato desencadeador da situação-problema. Nas três situações também ficam evidentes questões sobre a necessidade de uma adaptação prévia dos ambientes para receber estas pessoas, não somente nas condições físicas, mas na informação e preparação das pessoas para que haja uma real inclusão, sem diminuição ou mascaramento da situação, mas com entendimento e clareza para que sejam conhecidas as aptidões e limitações das pessoas incluídas. 
As barreiras da inclusão são invisíveis, mas impedem que as pessoas se aproximem, se aconcheguem e encontrem no outro uma pessoa que também tem muito a oferecer, não somente a receber. Observamos que nos cercamos contra o "diferente" mas também temos nossos olhares mirando o "diferente", buscando pontos de convergência, encontrando pontos de sustentação onde possamos iniciar a construção. Assim rompemos as barreiras, quando nos aproximamos e construímos, e deixamos construir. 
Nas três situações analisadas houve carência de informações, de preparo, de "marretas" para derrubar as barreiras. Nas três situações, com maior ou menor sucesso, as histórias foram modificadas e ninguém permaneceu como era antes.
Com a felicidade ou tristeza dos casos relatados, tanto na inclusão em um ambiente de trabalho ou no ambiente escolar, as deficiências não podem representar situações desconfortáveis para as pessoas. Estamos falando de pessoas, e pessoas precisam de pessoas para se desenvolver. Por isso, em nenhuma situação a exclusão é admissível.


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