Este semestre ou eixo (como costumamos chamar no PEAD, inicia com um clima bem diferente doa demais. E isso tende a seguir também no próximo semestre, nosso último. São semestres atípicos dos demais por sua forma e conteúdo. No entanto, este espaço de comunicação e reflexão segue sendo alimentado. Com alegrias e tristezas, medos, angústias, vitórias e derrotas, mas segue recebendo esta escrita que não deve se distanciar da realidade.
E nesta realidade, e na angústia que mencionei, encontro-me em legítimo tempo de espera. A espera pela definição da orientadora do estagio, das orientações do curso pela busca de documentações e assinaturas, os deslocamentos acertados e falhos para a Secretaria Municipal de Educação e CONGRAD do curso...
Algumas dessas esperas já se resolveram, pois escrevo este relato retroativamente. Mas ainda espero algumas definições para que o motivo principal deste semestre se inicie: o Estágio Docente.
Realizarei meu estágio na EJA, no turno da noite, na própria escola onde trabalho. Esta foi a solução viável diante das limitações logísticas da minha família, mas este não é, de verdade, o turno em que eu gostaria de atuar. Serão 45 dias de experiências gratificantes e frustradas (sempre existem as frustradas, sou realista), e espero aprender muito com estes alunos que me apresentarão vivências muito diferentes das que vivo nas turmas regulares.
Que venha o estágio. Ainda não estou pronta, ainda preciso observar o contexto de atuação e escrever o projeto. Mais uma espera que preciso ser paciente. E nesta espera (por mim mesma) reavalio os objetivos do estágio que tanto contexto. Mas sei que o final desta espera será válida, quando as ideias se organizarem para que os objetivos sejam vislumbrados.
OK, agora estou quase pronta...
Maria! Acredite! Costumo ler e reler as postagens de vocês. Correr o olho, dar uma espiada. Tinha lido e não comentado. Te entendi lá no início e achei bárbaro que tenhas escrito aqui a emoção do início do estágio. Ótimooooo! Agora que o semestre está quase acabando preciso ler e deixar comentários e vibro dizendo: O tempo passou! Estamos quase vencendo! Não foi fácil, mas era necessário passar pelo estágio. Parabéns! Segue escrevendo, refletindo, deixando a tua mensagem. És muito sabidona. Divida teu conhecimento com a gente. Abraço, Betynha. (Tutora PEAD2/UFRGS - Seminário Integrador Eixo VIII).
ResponderExcluir