Nas redes sociais as opiniões são explicitadas e compartilhadas. As ideias, sejam elas compatíveis com nossas ideologias, ou não, chegam até nosso alcance e tomamos conhecimento dos pensamentos alheios. Nesta semana, recebi a mensagem compartilhada neste post. Concordo com os fatores que mencionam "É em casa que se aprende", embora saiba na prática que muitos desses aprendizados são desenvolvidos na escola, um ambiente que é "como se fosse a casa" para muitos alunos.
Ainda digerindo o fato de que as pessoas possam ser favoráveis a estes pensamentos, o qual devo respeitar, mas posso aqui rebater e argumentar a impossibilidade de uma sociedade justa e "respeitadora" quando os assuntos compartilhados como "Não se aprende na escola" não sejam discutidos, debatidos e construídos na escola TAMBÉM.

Carrego a tristeza de lamentar que as pessoas pensem assim e pensem que a abstenção de discussão destes assuntos seja a ferramenta de "um mundo melhor" ou "a favor da FAMÍLIA".
Em tempos de projeto de "ESCOLA SEM PARTIDO", e de ideologias distorcidas sobre as práticas docentes, este tipo de compartilhamento irresponsável e lamentável desconstrói nossos pilares éticos diante da sociedade tão carente de diretrizes para sanar suas crises.
A formação de professores está, cada vez mais, focada nos temas da atualidade e nas questões éticas da profissão, bem como o comprometimento com a construção de uma sociedade justa e igualitária, autônoma de seus pensamentos e que não sejam regidos por dogmas. Lutamos todos os dias contra a uniformidade, pensamos a todo momento na diversidade, exercemos nossa profissão com ética para que os conhecimentos sejam construídos e não haja uma "doutrinação" dos alunos (o grande temor dos nossos tempos atuais).
Pensar que nossas crianças e jovens sejam doutrinados por nossas ideias seria, no mínimo, um grande menosprezo por suas inteligências e capacidades.
EM DEFESA DA DISCUSSÃO DESSES ASSUNTOS, SIM, COMPARTILHO QUE É UM ABSURDO PRIVAR A ESCOLA DE PRATICAR O EXERCÍCIO DO PENSAR SOBRE OS MESMOS. EM DEFESA DA INTELIGÊNCIA DOS NOSSOS JOVENS, EM DEFESA DA LIBERDADE DE PENSAMENTO.
FELIZ DIA, PROFESSORES!
Nenhum comentário:
Postar um comentário