terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Final de 2015/2

E chegou o dia do nosso II Workshop. Tanta preparação, tantas discussões, leituras, fóruns, atividades, prazos, trocas, aprendizados...Em um breve relato, o resumo da noite de ontem:
Nas apresentações os relatos eram semelhantes, as angústias similares e os aprendizados múltiplos. Mais uma prova de que o momento de escuta das experiências alheias são, também, momento para aprender!
Professora: Caroline Pacievitch;Tutoras:Raona Pohern e Isolete Wolfart
Janaina Minuzzo, Josiana Felix Rosa da Silva,Josiane da Rosa Henrique, Kátia del Fabro, Liris Crist Bravo,
 Luciana Mello Kalicheski, Mara Regina Barcellos da Cunha, Maria Marchand Dal Piva, Núbia Siqueira Cerutti, Rejane Carvalho Fortes.
Neste semestre nos vimos com muitas tarefas. A sensação era que tínhamos água pelo pescoço, subindo continuamente, e tudo o que tínhamos que fazer era nadar, sem parar. Como angústia coletiva o tempo (ou a falta dele) aparece predominante. Não aquele tempo mecânico do relógio que contamos e contabilizamos, mas aquele tempo que  nos dedicamos à nossa vida, familiares e a nós mesmas. 
A angústia com a tecnologia também volta a aparecer, demonstrando que, apesar de ser um curso EAD, a distância com os meios de acessá-lo também existem. Mas isso a prática e a convivência trarão a diminuição da fenda existente entre as gerações.
Aprendemos a enxergar o vínculo entre as Interdisciplinas, as linhas, as conexões que temos que seguir para ter um olhar interdisciplinar, verdadeiramente.
Sigamos buscando a interação entre a teoria e a prática, uma não existe sem a outra. Com maior ou menor consciência, as formulações dos teóricos que estudamos aparecem nas nossas salas de aula. 
A transformação a que este curso se propõe está em franco processo de produção: nos autorizar a falar sobre a prática e as questões pedagógicas, psicológicas, sociológicas, políticas e sociais que a envolvem. 
Não nos prendemos a papéis ou leituras de slides nas apresentações; não é necessário este apoio quando falamos sobre algo que vivemos, que está muito sólido nas nossas memórias.
Encontramos no grupo o poder da amizade e do bom-humor, a troca de olhares incentivadores, aquela balançada na cabeça que concorda e a cumplicidade que, muitos, acreditem não existir entre mulheres com um mesmo objetivo.
Estudar Pedagogia é um caminho de alimentar nosso sonho de produzir o conhecimento com a intenção de mudar o mundo, de fazer a diferença, de estudar e não desistir, enfrentando os obstáculos.

Boas Festas, futuras Pedagogas! Foi muito bom estar com vocês!


Acredito que esta seja a última postagem de 2015 neste blog. Tive persistência durante este semestre para manter as produções. Precisei pensar, quase continuamente, sobre relevâncias que gostaria de relatar. Ontem, fechei o semestre com grande satisfação. Bastante orgulhosa e feliz.

Sobre orgulho e alegria: sinto a falta que corrói, hoje, de um velho "saber viver". Daquela sensação de que, em minutos, tudo rui, tudo escorre, tudo desmancha. Há pessoas que destroem coisas, e há pessoas que destroem pessoas. 
Até um dia, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário