Infância e Infâncias
Aula presencial, sempre uma expectativa! As alunas de Pedagogia a distância têm nas aulas presenciais os momentos de fala, de reflexão em grupo e observações das diferentes vivências que as outras profissionais/ colegas trazem de suas histórias. Na primeira aula presencial de Infâncias de 0 a 10 anos com a professora Fabiana Amorim Marcello, tivemos a presença de alunas novas experimentando este ambiente e as alunas veteranas. Uma ótima oportunidade de apresentações e relatos. Entre tantas histórias, inteligentemente, a professora inseria seus apontamentos relativos às infâncias. Tecia uma rede de interligações entre o cotidiano das professoras/alunas e seu conhecimento da disciplina. Uma aula muito proveitosa.
Refletimos sobre a posição atual das crianças, quem são as crianças que estão/ não estão na escola hoje. E que fabuloso filão comercial a infância atual representa diante das "necessidades" criadas para satisfação das crianças e de seus pais. Como temos, também, uma aproximação quase sinônima de "criança" e "aluno", transformando nossas crianças com enorme desejo de brincar e se desenvolver em alunos/ aprendizes em potencial em todos os momentos do dia. E como os marcadores culturais atuais (consumo e tecnologia) demarcam nossa compreensão do que é a infância hoje, do que ela "precisa" e o que está perdendo com esses novos padrões atuais.
Enfim, nos encontramos diversas vezes nas falas, nossas atitudes como educadoras e como pais. Mas uma pergunta inicial da professora ficou ecoando: "Qual a diferença entre Infância e Infâncias?" O plural desta palavra ultrapassa o conceito de quantidade, nos faz pensar em todos os tipos de infância que encontramos. Nas diversas culturas, condições sociais e econômicas, localizações geográficas e histórias de vida encontramos a infância. E cada infância representa uma parcela dessas infâncias. Como essas crianças se desenvolvem em seus meios, em suas oportunidades, em suas condições, em suas infâncias.
Quantas infâncias perdidas temos pelo mundo, e que fatores podem garantir a infância de tantas infâncias?
Enfim, refletindo...buscando o aprendizado.
Olá querida colega. Bem interessante o recorte que fizesse da primeira aula presencial do 2º semestre/2015, com enfoque na Interdisciplina Infâncias de 0 a 10 Anos.Com propriedade você destacou o tema gerador da Interdisciplina, qual seja, Infâncias e elencou argumentos com por exemplo, "a posição atual das crianças, quem são as crianças que estão/ não estão na escola hoje. E que fabuloso filão comercial a infância atual representa diante das "necessidades" criadas para satisfação das crianças e de seus pais". Demonstrasse ao longo da escrita consistência. Parabéns!
ResponderExcluir